Há alguns dias, era um pouco difícil imaginar um treino feito em casa, não é mesmo? Essa é uma das coisas boas da quarentena, pois, através dela, descobrimos que podemos sim fazer exercício em casa – desde que esteja amparado por um profissional, ainda que online, é claro. Afinal, como saber se estamos trainando corretamente, sem gerar aquele incômodo nas costas? É por isso que aproveitamos esse espaço para compartilhar algumas dicas com você. Lembre-se: estamos em fase de isolamento, mas você pode e deve treinar. Porque não faz bem somente para o corpo, como também para a mente. Então, bora lá!
Começamos desmistificando a ideia de que, para treinar em casa, é preciso ter aparelhos caros. Muitas séries de força, aeróbicos, agachamentos e alongamentos podem ser feitos sem os equipamentos da academia, garantindo que você trabalhe todos os grupos. Treinar em casa é possível, mas também exige disciplina e algumas adaptações para se manter motivado e não boicotar o treinamento.
#Dica1: Tenha uma rotina
Os hábitos trazem segurança e estabilidade e ajudam a planejar o que vem em seguida. Por isso, escolha dia e horário que case bem com todas as suas atividades
#Dica2: Defina o local
Escolha um local tranquilo, onde seja possível fazer os movimentos. Não é necessário um local grande: um quarto usado como despensa ou a sala da casa são suficientes.
#Dica3: Use roupas apropriadas
Shorts, bermudas, camisetas e tops são opções que permitem o corpo se movimentar. Prender os cabelos longos também é importante.
#Dica4: Frequência
Mantenha a frequência do treino em casa ao menos 3 vezes por semana para conquistar resultados satisfatórios.
#Dica5: Evite boicotes
Evite parar o treino no meio. Mamães com filhos pequenos, por exemplo, podem esperar a hora do sono do bebê.
#Dica6: Faça o treino respeitando o próprio corpo.
O importante é fazer até o final, mesmo que mais lentamente, em vez de parar no meio.
#Dica7 Preste atenção na respiração
Respirar do jeito certo vai prevenir mal-estar, como as tonteiras, por causa da falta de oxigenação. A respiração deve acompanhar os movimentos. Por exemplo: inspire quando for levantar os quadris, segure a respiração enquanto segura o movimento, e solte o ar ao mesmo tempo em que volta pra posição de repouso. Em geral, o ideal é inspirar pelo nariz ao fazer a força e expirar pela boca ao soltar o corpo.
#Dica8: Beba água antes, durante e após o treino
Mesmo que a climatização de sua casa seja agradável, sem exposição ao sol ou muita gente respirando o mesmo ar, não se esqueça da hidratação.
#Dica9: Faça agachamentos
Esse é um ótimo exercício pra fazer em casa, porque não pede o uso de equipamentos e traz ótimos resultados nos músculos inferiores — em particular as coxas e os glúteos.
#Dica10: Faça abdominais
Muita gente vira a cara para as abdominais, mas não tem como ficam sem elas, principalmente se você quer um abdômen mais firme e definido.
Você sabia que o Sallutem tem enviado treinos personalizados e online para seus alunos? Caso tenha gostado da ideia, deixe uma mensagem. Vamos adorar te ouvir!